Acidente simulado mobiliza equipes do Samu, Defesa Civil e Bombeiros



Por Redação GigaTem em 20/04/2017 - 09:30 hs

Quem passou próximo ao Shopping Rio Claro na manhã de quarta-feira (19) viu uma agitação incomum no local. Quem não sabia que era uma simulação de acidente estranhou, mas logo pôde perceber que se tratava de um treinamento envolvendo as equipes do Serviço Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil e colaboradores da empresa ferroviária Rumo Logística.

O acidente simulado foi entre um ônibus e uma locomotiva com dois vagões tanque que provocou o vazamento de combustível, 22 vítimas feridas e causou um princípio de incêndio. A ação faz parte do Plano de Auxílio Mútuo em Emergência (PAM) de Rio Claro.

As equipes de emergência foram acionadas com a comunicação do acidente às 9 horas. Viaturas das três unidades se deslocaram de suas bases até o local do acidente, na Avenida 13 com a Avenida Conde Francisco Matarazzo Júnior, onde prestaram assistência no desvio do fluxo de trânsito, combate ao princípio de incêndio e socorro às vítimas. “Esse treinamento é de grande importância porque também envolve a comunidade, já que as viaturas se deslocam no trânsito em um dia útil normal”, explica a coordenadora do Samu, Silveli Pazetto, que também participou da ação. 

Com base nos dados da simulação, as equipes vão elaborar relatórios internos com as medidas de tempo de resposta, desde o recebimento da chamada até o atendimento, e farão eventuais correções para futuras ações. De acordo com Silveli, o objetivo maior dos treinamentos é coordenar as forças e agilizar o atendimento do Samu, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil à população. “Com treinamento e a colaboração da comunidade conseguimos avançar e melhorar nossos serviços”, conclui Silveli.



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !